Vivemos a era do conhecimento e da criatividade, e é hora de descobrir o nosso jeito de criar os filhos.

O período pós Segunda Guerra Mundial, quando nossas mães viveram a sua vida adulta, foi um período marcado pela transição da busca da eficiência, da produção em massa, para a busca do criativo, da expressão individual. E nossas mães, mesmo tendo sido as responsáveis pela transição do modelo velho para o modelo novo de pensamento, tendo feito inúmeras conquistas, ainda o fizeram com muita influência da era industrial.

Pois bem, nós nascemos, crescemos e tivemos filhos. E, agora, buscamos respostas dentro de nós, em modelos clássicos e outros não tão obvios. Queremos criar os filhos com muito amor, temos mais consciência do quanto cada detalhe é importante. Deixamos a alimentação mais saudável, buscamos escolas mais humanizadas, projetamos um desenvolvimento emocional tanto quanto o escolar. Com tanto acesso à informação e uma visão mais ampla, buscamos um jeito novo de fazer. 

Queremos escolher o tipo de mãe que queremos ser, e não apenas seguir, ano após ano, sem fazer as nossas escolhas, navegando no modo automático.

Estamos em busca de um estilo novo de maternidade. Queremos ter direito à própria carreira - uma conquista de gerações passadas - mas também queremos estar mais próximas das crianças, mais presentes no dia a dia da nossa família.

Não é um caminho fácil. Muitas vezes nos sentimos perdidas, angustiadas. Não existe um modelo único, que se ajuste, com perfeição, a qualquer tipo de família. Mas, existem princípios que norteiam a difícil tarefa de ser mãe. São ferramentas que nos ajudam a fazer escolhas conscientes, garantindo mais qualidade de vida para todos – inclusive para nós mesmas.

A cada edição, o Seminário Internacional de Mães pretende ser um espaço para refletir sobre essas questões, tendo o apoio de renomados especialistas e estudiosos de diversas áreas, incluindo autores de obras que figuram nas listas dos livros mais vendidos em todo o mundo. 

Por uma maternidade mais leve

Participe do II Seminário Internacional de Mães e faça as suas escolhas.